O Governo de Roraima, por meio da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), concluiu a construção de três novos poços artesianos e reativou mais uma unidade no interior do Estado. As obras contemplaram a Vila Novo Paraíso, no município de Caracaraí, com um novo poço; Caroebe, com duas unidades; e São Luiz do Anauá, com a reativação de uma estrutura já existente. Além disso, a Vila Entre Rios recebeu uma nova agência da Caer para atendimento ao público.
O investimento de mais de R$ 600 mil faz parte do Programa Estadual Água para Todos e vai beneficiar diretamente 3.860 famílias dessas localidades. As novas estruturas estão prontas para uso e aguardam apenas a ativação do fornecimento de energia elétrica pela concessionária local.
De acordo com o presidente da Caer, James Serrador, a ampliação do acesso à água potável é uma prioridade diante da crise hídrica que afeta o Estado.
“Esses novos poços garantem mais disponibilidade de água para consumo doméstico e comercial, promovendo melhorias na qualidade de vida da população e impulsionando a economia local. A água é um recurso essencial para saúde e dignidade,” destacou Serrador.
Desde o início de 2024, a Caer vem executando a terceira etapa do programa Água para Todos, que prevê a perfuração de 50 poços em todo o Estado, sendo 30 no interior e 20 na capital. Até o momento, 15 novos poços foram concluídos, beneficiando 10 localidades, incluindo:
Outros dois poços estão programados para serem entregues no município do Cantá, nas vilas Santa Rita e Félix Pinto, ainda no primeiro trimestre de 2025. Além disso, está prevista a perfuração de mais um poço na Vila São José, no município do Cantá, e outro na sede de Pacaraima.
O programa Água para Todos reafirma o compromisso do Governo de Roraima com a segurança hídrica e o bem-estar das comunidades em todo o Estado.
Jornalista: Neuzelir Moreira
Fotografia: Valdo Souza