Seja bem vindo ao nosso site Canal Plural - canalplural.com.br.

Canal Plural
Mundo

Barômetro de empregos de inteligência artificial 2024

Como a IA afetará empregos, competências, salários e produtividade

Publicada em 10/07/24 às 20:32h - 170 visualizações

por https://www.pwc.com.br/pt.html


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: https://www.pwc.com.br/pt.html)

A PwC analisou meio bilhão de anúncios de emprego de 15 países para desvendar o impacto da IA 

A IA é a Revolução Industrial do trabalho baseado em conhecimento, transformando a maneira como todos os trabalhadores podem usar informações, criar conteúdo e gerar resultados com velocidade e escala. Como isso está afetando os empregos?

Para responder a essa pergunta, a PwC analisou mais de meio bilhão de anúncios de emprego de 15 países que, juntos, representam mais de 30% do PIB global, em busca de evidências empíricas do impacto da IA. A PwC examinou como os empregos estão mudando em indústrias e ocupações específicas que são “expostas à IA” – o que significa que a IA pode ser facilmente utilizada para algumas tarefas. Exemplos de ocupações expostas à IA são as de analistas financeiros, agentes de atendimento ao cliente e programadores de software.

Nossos dados sugerem que a IA já está tornando os trabalhadores muito mais produtivos. Setores especialmente expostos à IA estão registrando um crescimento na produtividade do trabalho quase cinco vezes maior. O aumento da produtividade do trabalho é um dos principais fatores de impulso para o crescimento econômico e a elevação dos padrões de vida. Portanto, a IA traz boas notícias para um mundo que enfrenta um crescimento de produtividade persistentemente lento.

A Global CEO Survey 2024 da PwC confirma que 84% dos CEOs no mundo cujas empresas começaram a adotar a IA acreditam que ela aumentará a eficiência do tempo de trabalho de seus funcionários. Aumentar a produtividade significa mais do que apenas fazer coisas antigas com mais rapidez. Significa também encontrar novas formas baseadas em IA para criar valor. Na verdade, 72% dos CEOs no Brasil (70% no mundo) afirmam que a IA mudará significativamente a forma como suas empresas criam, entregam e capturam valor nos próximos três anos.

As implicações para os negócios são enormes. Os CEOs antecipam que uma forma de IA – a IA generativa – trará benefícios significativos em termos tanto de faturamento quanto de resultados: 55% no Brasil (46% no mundo) dizem que aumentará a lucratividade e 50% (41% no mundo) afirmam que aumentará a receita.

Os investidores concordam. A Pesquisa Global com Investidores 2023 da PwC mostra que os investidores acreditam que a adoção acelerada da IA é crítica para a equação de valor – 67% no Brasil (61% no mundo) afirmam que a adoção mais rápida é muito ou extremamente importante. 

Tudo isso resulta em uma história positiva para a economia global: uma revolução na produtividade e na criação de valor.

Em ocupações expostas à IA, como ensino e TI, os empregos ainda estão crescendo, mas, em média, 27% mais devagar. Isso pode ser uma boa notícia para muitos países que enfrentam encolhimento da população economicamente ativa e vastas necessidades não atendidas de mão de obra em diversos setores. A IA pode ajudar a superar a escassez de mão de obra que poderia frear o crescimento econômico.

É importante enfatizar que o número de empregos em ocupações expostas à IA ainda está crescendo. Os dados sugerem que a IA não marca uma era de perda de empregos, mas sim um crescimento de empregos mais gradual, ajudando a garantir que haja trabalhadores suficientes para que as empresas encontrem as pessoas de que precisam.

O que isso significa para um trabalhador – digamos, um analista financeiro? Significa que ele deve se adaptar a um mercado de trabalho em evolução. As competências exigidas pelos empregadores em ocupações expostas à IA estão mudando rapidamente. Competências antigas estão desaparecendo dos anúncios de emprego – e outras novas habilidades estão surgindo – 25% mais rápido nessas funções do que em funções menos expostas à IA.

A demanda dos empregadores por vários conjuntos de competências que a IA pode auxiliar até certo ponto – como programação em Javascript – está diminuindo rapidamente, enquanto a demanda por muitas competências que fazem uso da IA – ou são difíceis para a IA realizar (como treinamento esportivo ou restauração ecológica) – está em alta.

Trabalhadores em funções expostas à IA podem precisar demonstrar ou adquirir novas competências para se manterem relevantes em um mercado de trabalho que está evoluindo rapidamente. A edição de 2024 da CEO Survey deixa claro: 77% dos CEOs no Brasil (69% no mundo) antecipam que a IA generativa exigirá que a maior parte de sua força de trabalho desenvolva novas competências. Trabalhadores, empresas e formuladores de políticas têm a responsabilidade conjunta de ajudar todos os trabalhadores a desenvolver rapidamente as competências para se manterem relevante e aproveitarem as oportunidades que a IA oferece. Trabalhadores que desenvolvem competências para dominar a IA podem ajudar a redefinir a forma como o trabalho é realizado em sua profissão.

A boa notícia para os trabalhadores é que, se aprenderem a usar a IA, eles podem se tornar mais produtivos – e, portanto, mais valiosos para os empregadores. De fato, a IA está redefinindo o que significa ser um analista financeiro, um programador de software, um agente de atendimento ao cliente ou um profissional de marketing (e muitas outras funções), abrindo um mundo de novas possibilidades para que as pessoas possam criar impacto.

Os trabalhadores concordam. A Pesquisa Global Hopes and Fears 2023 mostra que eles esperam impactos positivos da IA: 43% dos participantes no Brasil (31% no mundo) acreditam que a IA aumentará sua produtividade/eficiência, enquanto 30% (21% no mundo) esperam que a IA crie oportunidades de trabalho.

Muitos que preveem que a IA causará uma forte queda no total de empregos estão fazendo a pergunta errada. Longe de anunciar o fim dos empregos, a IA prenuncia o início de uma nova era na qual os trabalhadores podem ser mais produtivos e valiosos do que nunca.

Trabalhadores que aprendam a usar a IA provavelmente terão futuros promissores em que poderão gerar maior valor e, consequentemente, terão maior poder de barganha salarial – tudo dentro de um contexto de prosperidade social crescente.

A capacidade da IA de tornar os trabalhadores mais valiosos fica clara ao observarmos o que está acontecendo com o pequeno grupo de trabalhadores com competências técnicas altamente especializadas em IA (como aprendizado de máquina) – justamente as pessoas que estão tornando a revolução da IA possível. O crescimento de empregos que exigem competências especializadas em IA superou o crescimento de todos os empregos desde 2016. Esses empregos especializados oferecem até 25% de bônus salarial, o que ressalta o valor dessas competências para as empresas.

O Barômetro de Empregos em IA 2024 da PwC revela mudanças intensas – e amplas oportunidades. Baixe o relatório completo a seguir para ter mais insights sobre o impacto transformador da IA em empregos e negócios.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site Canal Plural
Visitas: 45769   Usuários Online: 2
Nosso Whatsapp 12 9 8898 3727
Copyright (c) 2024 - Canal Plural - O Canal comunitário de São José dos Campos

Seja bem vindo ao nosso site Canal Plural - canalplural.com.br!

Converse conosco pelo Whatsapp!