http://www.radiofronterafm.com.br/ads.txt

9374118 Seja bem vindo ao nosso site radiorevistafronteira@gmail.com!

ESTADO

Proprietários de mais de 90 mil veículos em Foz devem pagar o IPVA 2025

Publicada em 15/01/25 às 08:55h - 4 visualizações

Radio Fronteira


Compartilhe
Compartilhar a noticia Proprietários de mais de 90 mil veículos em Foz devem pagar o IPVA 2025  Compartilhar a noticia Proprietários de mais de 90 mil veículos em Foz devem pagar o IPVA 2025  Compartilhar a noticia Proprietários de mais de 90 mil veículos em Foz devem pagar o IPVA 2025

Link da Notícia:

Proprietários de mais de 90 mil veículos em Foz devem pagar o IPVA 2025
 (Foto: Reprodução)

Proprietários de 91.644 veículos em Foz do Iguaçu devem pagar o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025. Os números foram divulgados pela Receita Federal do Paraná e revelam, ainda, que a frota tributável iguaçuense é a 7ª maior do Estado neste ano.

Apesar de expressivo, o montante de veículos com IPVA ativo na fronteira sofreu uma queda de quase 30% em relação a 2024. Esse fato deve-se, principalmente, a isenção do imposto para motocicletas, motonetas e ciclomotores de até 170 cilindradas válida a partir deste ano. Neste cenário também se enquadram os veículos que atingiram 20 anos de fabricação.

Os vencimentos terão início na segunda-feira (20), mas os contribuintes que desejarem já podem emitir as Guias de Pagamento no Portal do IPVA, onde também é possível acessar os pedidos de isenção/imunidade, regularização de débitos gerais e revisão do valor venal.

Em todo o Paraná, para o exercício atual estão inclusos na tributação 4.016.392 veículos. A estimativa de arrecadação é de R$ 6.787.322.848,48. Em 2025, o IPVA médio cobrado no Estado é de R$ 1.689,91.

À saber, o Estado tributa com o IPVA veículos fabricados de 2005 em diante. Assim como no ano anterior, será possível pagar o valor total do imposto à vista, com abatimento de 6%. Quem não dispor do montante poderá quitar o tributo em até 12 parcelas via cartão de crédito.

O pagamento pode ser feito nos canais eletrônicos de qualquer instituição bancária ou mesmo por meio de aplicativos, não se restringindo aos conveniados com o Estado. Também há opção de quitação com QRCode via PIX.

Estar em dia com o IPVA é um requisito obrigatório para emissão do certificado de licenciamento do veículo pelo Detran/PR. Cabe ao contribuinte avaliar as condições mais favoráveis para o pagamento do imposto e, caso opte pelo cartão de crédito, deve exigir o comprovante de pagamento dos débitos fiscais recolhidos. O tributo recolhido auxilia os municípios com políticas públicas. O Estado destina 50% do valor arrecadado com o imposto para a cidade de emplacamento do veículo.

Inadimplência

A inadimplência do IPVA impossibilita a obtenção do licenciamento. Após o vencimento, que é definido pelo Detran/PR, o veículo estará em situação irregular perante a legislação de trânsito, e o proprietário poderá sofrer sanções previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), inclusive com a apreensão do veículo.

Permanecendo a inadimplência, o débito poderá ser inscrito na Dívida Ativa, além da inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual, o que o impede de aproveitar eventual crédito no programa Nota Paraná e resulta em outros impedimentos, como o nome “negativado” junto aos órgãos de proteção ao crédito, dificuldade de acesso a empréstimos e outras modalidades de crédito, além do impedimento de assumir cargo público.

Alerta para golpes

Os contribuintes devem ficar atentos às ameaças de golpes que surgem no período de pagamento do IPVA. Falsos boletos, promessas de descontos e até páginas que se passam por sites oficiais são armadilhas bastante comuns nesta época do ano. Por isso, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e a Receita Estadual alertam para que os proprietários de veículos redobrem os cuidados para não caírem em fraudes.

O principal golpe diz respeito a supostos comunicados enviados pelo Estado. As guias de pagamento do imposto não são mais enviadas pelos Correios desde 2020 e, por isso, toda correspondência do tipo deve ser ignorada pelo cidadão. Além disso, a Receita Estadual não faz a cobrança por email, mensagens de SMS e WhatsApp. Toda a emissão deve ser feita pelos canais oficiais da Receita.






Fonte Gdia




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (45)999127301

Visitas: 13478337
Usuários Online: 1440
Copyright (c) 2025 - radiorevistafronteira@gmail.com - PODE ENVIAR MUSICAS VIDEOS OU NOTICIAS contatoradiofronteira@gmail.com
Converse conosco pelo Whatsapp!