A
Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), promoveu nesta
quarta-feira, 7, a reinstalação do CEDRS-RR (Conselho Estadual de
Desenvolvimento Rural Sustentável de Roraima). A primeira reunião do
conselho reinstalado ocorreu no auditório do Mapa (Ministério da Agricultura,
Pecuária e Abastecimento), em Boa Vista, reunindo representantes de
instituições públicas e da sociedade civil organizada.
Segundo
o secretário executivo Ailton Rosa, o CEDRS-RR foi criado pela Lei nº 271, de 17 de outubro de 2000, tendo como missão principal promover a
articulação entre os diversos níveis de governo e os atores do setor produtivo
rural. O colegiado funciona como fórum estratégico de debate, formulação e
acompanhamento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do campo.
“A
reinstalação do conselho está diretamente alinhada às metas do Plano de
Desenvolvimento Estratégico “Roraima 2030”, que adota o Desenvolvimento
Sustentável como um dos pilares para o futuro do estado. Entre as atribuições
do CEDRS-RR estão o estímulo à pesquisa, inovação e à transferência de
tecnologias para o setor rural, bem como o fortalecimento da interlocução entre
governo, produtores, cooperativas e entidades representativas”, explicou.
Para
o presidente do CEDRS-RR e titular da Seadi, Marcio Grangeiro, “o conselho será
um instrumento fundamental para articular políticas públicas de desenvolvimento
rural, promover a inclusão social, a geração de renda no campo e contribuir
para a preservação ambiental em Roraima”, reforçou.
O
CEDRS-RR também está em consonância com as diretrizes nacionais do Condraf
(Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável), instituído pelo Decreto nº 4.854,
de 8 de outubro de 2003,
reforçando o compromisso de Roraima com uma política rural integrada entre os
entes federativos.
Durante o encontro de reinstalação, foi feito um nivelamento entre os representantes das entidades que compõem o conselho, com cada instituição indicando um membro titular e um suplente para compor oficialmente o colegiado.
Fonte: Secom